O BOLICHE:
HISTÓRIA
Em 9 de setembro de 1895, foi organizado em New York o Congresso Americano de Boliche ("ABC - American Bowling Congress"), sediado em Milwaukee, com o objetivo de aplicar medidas corretivas contra os excessos de jogatina e aperfeiçoar ainda mais as regras. O equipamento de boliche foi então totalmente padronizado para que os jogadores de todo o mundo pudessem competir em igualdades de condições.
Hoje existem mais de 65 milhões de praticantes somente nos Estados Unidos, onde as premiações chegam
aos milhares de dólares, tanto para os profissionais como para os amadores.

Além do ABC (American Bowling Congress); existem outros órgãos importantes no boliche dos Estados Unidos, tais como o WIBC (The Women's International Bowling Congress) fundado em 1916; a YABA (Young American Bowling Alliance) fundada em 1982; e a PBA (The Professional Bowlers Association) fundada 1958. A FIQ (Federation Internationale de Quilleurs) foi fundada em 1952 e atualmente está sediada em Colorado Springs, CO, USA.
No mundo, atualmente, existem cerca de 250.000 pistas de boliche e mais de 100 milhões de praticantes em mais de 90 países e 10 milhões de competidores.

Em São Paulo, onde está a maioria dos boliches brasileiros, houve um período (1963/69) no qual existiam na cidade 96 boliches que, infelizmente, não conseguiram manter as atividades por muito tempo, em virtude da má qualidade de suas pistas e bolas.
PRÓXIMA »